A SOCIEDADE DIVIDE-SE CADA VEZ MAIS EM DOIS CAMPOS OPOSTOS, EM DUAS GRANDES CLASSES EM CONFRONTO DIRETO: A BURGUESIA E O PROLETARIADO.

Nas remontas épocas da História, verificamos, quase por toda parte, uma completa estruturação das posições sociais. Na Roma antiga encontramos patrícios, cavaleiros, plebeus, escravos; na Idade Média, senhores, vassalos, mestres de corporações, aprendizes, companheiros, servos; e, em cada uma destas classes, outras gradações particulares

O TRABALHO E ALIENAÇÃO: Um quê do pensamento Marxista

A alienação do trabalhador relativamente ao produto da sua atividade surge, ao mesmo tempo, vista do lado da atividade do trabalhador, como alienação da atividade produtiva. Esta deixa de ser uma manifestação essencial do homem, para ser um “trabalho forçado”, não voluntário, mas determinado pela necessidade externa.

''A LIBERDADE NO CAPITALISMO É A DO CÃO PRESO DE DIA E SOLTO A NOITE''

"O capitalismo não pode gerar liberdade para todos, igualdade nem para poucos e fraternidade de jeito nenhum"

Translate

domingo, 29 de setembro de 2013

TROTSKISMO: O ANTI- LENINISMO - A rejeição de Trotski por Stálin





O leninismo sustenta uma luta contra o trokstismo desde 1905
A revolução de Trotski é a revolução permanente. É a revolução que não leva em conta os camponeses pobres como força revolucionária. A revolução permanente de Trotski como diz Lenin, “passa por cima” do movimento camponês, “brincar com tomada de poder”.
Como considera Trotski o leninismo, do ponto de vista dessa luta? Considera-o como uma teoria que contém em si "traços anti-revolucionários". em que se baseia tão raivoso juízo do leninismo? No fato de que o leninismo defendia e soube defender oportunamente a ideia da ditadura do proletariado e dos camponeses. [...] 

EM DEFESA DO SOCIALISMO CIENTÍFICO - STÁLIN


Símbolo - bandeira da IVª Internacional trotskista
Veja a outra versão  clicando aqui 

Trotski até o início de 1917 era do partido menchevique e era feroz  inimigo do bolchevismo e do leninismo, tendo aderido ao partido bolchevique pouco antes da revolução.


Sob questionamento, Noam fala sobre o Lênin
Vídeo legendado em português de uma pergunta, sobre Leninismo, socialismo, etc, após uma palestra do professor Noam Chomsky em 1989 entitulada Manufacturing Consent.






LEMBRANDO QUE..
MAS HÁ SEMPRE OS DOIS LADOS DA MOEDA, HÁ QUEM DIGA QUE STÁLIN POR SUA GANÂNCIA AO PODER, DETURPOU OS IDEIAS DE TROTSKI..ENTÃO CABE A VOCÊ LEITOR, A PARTIR DE SUA BAGAGEM TEÓRICA ESCOLHER QUAL DOS  LADOS DA HISTÓRIA VOCÊ ACREDITA.




sábado, 28 de setembro de 2013

"DEUS E ARMAS FORAM UTILIZADOS PARA CONSEGUIR OURO'': O DESENVOLVIMENTO DAS POTÊNCIAS CAPITALISTAS



O que triunfou, em última instância, por meio de várias mediações, foi o desenvolvimento superior das forças produtivas das potências capitalistas.
Foi na segunda metade do milênio passado que se alterou profundamente a balança entre a Europa e o que o eurocentrismo que chegava chama de “o resto do mundo”. Foram as inovações na guerra e na navegação que tornaram possível a expansão do ocidente, o que permitiu, entre outras coisas, a transferência da riqueza das colônias para as metrópoles. “Deus e armas foram usados para conseguir ouro”¹.
O capitalismo criou mecanismos dinâmicos de acumulação de capital, baseados na busca ilimitada de maximização dos lucros, produto, riqueza e miséria ao mesmo tempo.

A VINGANÇA DA HISTÓRIA- EMIR SADER





A SEGUIR- SEGUE UMA SELEÇÃO DE ALGUNS EXEMPLOS DA EXPANSÃO CAPITALISTA POR MEIO DO IMPERIALISMO, EXPLORAÇÃO ECONÔMICA, ESCRAVIDÃO POR DIVERSAS PARTES DO MUNDO.







DICA DE LEITURA
Abaixo segue um vídeo sobre livro As veias abertas da América Latina, um livro denúncia da exploração e ganância do capitalismo e imperialismo sobre os países do nosso continente.




quarta-feira, 25 de setembro de 2013

AS CIDADES: POBREZA, VIOLÊNCIA, SEGREGAÇÃO, SANEAMENTO, POLUIÇÃO E MORADIA. "ESSAS CHAGAS ESTÃO POR TODAS PARTE"

Ontem ao assistir uma reportagem sobre os grandes centros urbanos, hoje tive a ideia de fazer esta postagem e falar um pouco dos grandes problemas urbanos de nosso país. Utilizo as ideias do grande Milton Santos em seu livro A urbanização brasileira, em particular, A cidade caótica.

A CIDADE CAÓTICA
Com a diferença de grau e intensidade, todas as cidades brasileiras exibem problemáticas parecidas. Seu tamanho, tipo de atividade, região em que se inserem etc. são elementos de diferenciação, mas, em todas elas, problemas como os do emprego, transporte, lazer, saneamento, educação, moradia, poluição, pobreza, segregação espacial, revelam enormes carências.
Quanto maior a cidade, mais visíveis se tornam essas mazelas. Mas essas chagas estão em toda parte.
A organização interna de nossas cidades, grandes, pequenas e médias, revela um problemas estrutural, cuja a análise sistêmica permite verificar todos os fatores mutuamente se causam, ou seja, um problema de habitação vai gerar consequências em outros como saneamento básico, transporte, violência e etc.

O PORQUÊ DISSO TUDO?
O CAPITALISMO MONOPOLISTA AGRAVA A DIFERENCIAÇÃO QUANTO À DOTAÇÃO DE RECURSOS, UMA VEZ QUE PARCELAS MAIORES DA RECEITA PÚBLICA SE DIRIGEM À "CIDADE ECONÔMICA" E POUCO É INVESTIDO NA "CIDADE SOCIAL" 

A confirmação da teoria se faz pela práxis, olhe a realidade e reflita.



















O ESTADO E A MÍDIA: ''EIS AS PROPRIEDADES DO LATIFÚNDIO''


"Latifúndio da mídia é ainda mais grave e prejudicial ao país do que o da terra, afirma FNDC"     
 Clique  aqui para ler notícia completa

Esta notícia me inspirou a abordar os seguintes temas..




ANTES DE VERMOS FATOS DO COTIDIANO BRASILEIRO QUE ENVOLVE AÇÕES DO LATIFÚNDIO, VAMOS FALAR UM POUCO SOBRE O QUE FOI A REVOLUÇÃO VERDE.

 O processo de agroecologia, ou seja, da prática de uma agricultura sustentável, sem transgênicos ou agrotóxicos, nasceu de um enfrentamento ao projeto do capitalismo para a agricultura: a chamada Revolução Verde, composta por elementos como o agronegócio, a monocultura, a produção para exportação, a exclusão social, a busca incessante por lucro, as transnacionais. O termo Revolução Verde surge no período em que os países vencedores da 2º Guerra Mundial, na década de 40, e as grandes indústrias de armamento buscaram alternativas para manter os grandes lucros obtidos no período de conflito. 

 Encontraram na agricultura uma maneira de empregar todos os serviços tecnológicos desenvolvidos na guerra para manter a atuação no mercado. As empresas da alimentação iniciaram o plano de atender aos interesses de grupos capitalistas com a produção voltada para o mercado externo e com o uso intensivo de insumos industriais. Com a Revolução Verde passou-se a aplicar na agricultura o conjunto de produtos utilizados nas guerras. Os materiais de explosivos, por exemplo, transformaram-se em adubos sintéticos e nitrogenados. Os gases mortais, em agrotóxicos; e tanques de guerra, em tratores. LEIA MAIS 




Selecionei alguns fatos do cotidiano.
 "Aqui neste país o latifúndio deita e rola" 

Latifúndios pagam apenas 0,04% do total de impostos do país
São Paulo – Com tributações desatualizadas e reduzidas, os latifúndios pagaram em 2011 apenas 0,04% de todos os impostos arrecadados pela União (governo federal, estados e municípios), segundo cálculo do Dieese publicado na cartilha 10 Ideias para uma Tributação mais Justa, lançada este mês, em São Paulo. O Dieese ainda não tem os dados fechados de 2012, mas já sabe que, em relação à arrecadação federal (R$ 992 bilhões), os grande proprietários arcaram com menos de 0,07%. CONTINUE LENDO


O Agronegócio que sobrevive das benesses do estado é o velho latifúndio maquiado
Volta e meia somos inundados por estatísticas destinadas a demonstrar que a agricultura brasileira passou por uma grande modernização e que, hoje, graças ao dinamismo dos grandes proprietários rurais, não precisamos mais nos preocupar com os efeitos danosos da persistência de altos padrões de concentração da terra. Esta falácia é útil para muitas coisas, desde impedir a realização da reforma agrária até tornar o Brasil uma presa das grandes corporações multinacionais que aqui se refestelam, tanto vendendo substâncias banidas internacionalmente quanto disseminando sementes geneticamente modificadas para resistir a grandes cargas de agrotóxicos, cuja utilização compromete a nossa soberania e segurança alimentar. CONTINUE LENDO


Urgência de modelos alternativos

Segundo o Instituto Internacional de Investigação sobre Políticas Alimentares, em pesquisa realizada em 2010, mais de um bilhão de pessoas passam fome em todo o mundo. A informação escancara a crise alimentar do agronegócio: sobram alimentos, mas a lógica do capital impede o acesso a itens básicos de alimentação. CONTINUE LENDO


''16 ANOS DE LUTA JOGADOS NO LIXO''
Os 16 anos de luta de mais de 200 famílias Sem Terra podem ir por água abaixo nos próximos meses. O acampamento mais antigo do estado de Sergipe, o Zumbi dos Palmares, corre o risco de sofrer despejo. CONTINUE LENDO


RURALISTAS AMEAÇAM A CONSTITUIÇÃO
À PEC 215, somam-se dezenas de outros projetos de lei, que tentam impedir o reconhecimento de terras indígenas e favorecer o uso delas pelo agronegócio.
Nada parece deter os ruralistas, que ostentam uma bancada de 214 deputados e 14 senadores, com campanhas eleitorais financiadas pelo capital estrangeiro da Monsanto, Cargill e Syngenta, além da indústria de armas e frigorífico, conforme dados da Transparência Brasil. CONTINUE LENDO 


ESTE VÍDEO  AJUDA A ESCLARECER ALGUNS MITOS E VERDADES SOBRE O LATIFÚNDIO

RURALISTAS, VOCÊS NÃO NOS REPRESENTA!


                                         





segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A SEMENTE DA ''RAÇA PURA'' FOI PLANTADA E EM ALGUM LUGAR HAVERIA DE GERMINAR.. E GERMINOU.

Não poderia deixar de fazer uma postagem sobre isso, estou realmente surpresa!




Notícia internacional (clique para ler na íntegra) 
Neonazistas tentam assumir Leith, ND
Traduzido de Indian Country


Bandeiras neo-nazistas e os sinais foram penduradas no quintal da frente de Cobb. (Cortesia Two Story)


A notícia veio como centenas de nativos americanos e outros, reuniram-se para a pequena cidade de North Dakota Leith, a população de 24, para protestar contra um grupo de neonazistas que pretende tomar sobre a cidade e torná-lo-americano ", um enclave totalmente branco", de acordo com Blindspot político.
A invasão neo-nazista de Leith foi anunciada no Bismarck Tribune em uma história 6 setembro sobre Craig Cobb, um supremacista branco que vive em Leith por mais de um ano e comprou 13 lotes, alguns para o tão pouco quanto $ 500, incluindo uma onde ele morava. Ele vem promovendo Leith em sites de supremacia branca como um lugar onde outros como ele poderia viver, assumir o governo da cidade e voar bandeiras nazistas, o Tribune.


domingo, 22 de setembro de 2013

NÃO SE ILUDE COM FALSAS ATITUDES DEMOCRÁTICAS: "A ESCRAVIDÃO MODERNA''


JULES MICHELET – EDMUND WILSON
RUMO À ESTAÇÃO FINLÂNDIA 



Kevin Bales atua na organização Free The Slaves e é professor de Sociologia da Universidade Roehampton em Londres. Nesta palestra para o TED em fevereiro de 2010 na Califónia, ele fala sobre sua motivação em pesquisar e combater a escravidão em todo o mundo. Bales explica sobre os motivos da escravidão atual e a forma de superar essa terrível realidade.
ASSISTA O VÍDEO























''AMERICAN WAY OF LIFE'': O CARRO CHEFE DA HEGEMONIA NORTE-AMERICANA


O carro chefe da hegemonia norte-americana não era sua superioridade militar, embora ela estive sido colocada no horizonte. O carro chefe é o triunfo “American way of life”(estilo de vida americano). A apresentação para o mundo da combinação de “democracia política – no sentido liberal, vitorioso hegemonicamente nas décadas anteriores e identificado diretamente como democracia, liberdades individuais e progresso material veio com o sucesso nos planos econômicos, político e tecnológico.
A exportação desse modelo de sociedade encontrou, no mais poderoso aparelho de propaganda jamais existente na história- a comunicação e indústria do divertimento – o instrumento de sua universalização.
Os critérios da verdade e beleza, morais gerados por esses mecanismos se estendem como nunca no ocidente. Eles compõe um impressionante aparato econômico, informativo e de divertimento.
McDonald’s, hollywood, jens, Coca-Cola, CNN, Microsoft são símbolos da universalidade do “american way of life”.

A propaganda foi a grande arma para essa conquista



A VINGANÇA DA HISTÓRIA- EMIR SADER





sábado, 21 de setembro de 2013

MULTIPOLAR E MULTICIVILIZACIONAL: EIS O MUNDO PÓS GUERRA FRIA

O CHOQUE DE CIVILIZAÇÕES
UM MUNDO MULTIPOLAR E MULTICIVILIZACIONAL

No mundo pós Guerra Fria, pela primeira vez na história, a política mundial se tornou multipolar e multicivilizacional. 
Terminada a bipolaridade entre Estados Unidos e União Soviética, a história contemporânea seria movida por conflitos entre civilizações, dos quais aquele liberalismo- como expressão da civilização ocidental- e islamismo seria o mais agudo.
A nova doutrina imperial norte-americana adota as teses de Huntington para interpretar o significado dos atentados de 11 de setembro de 2001, retomando expressões como uma “nova cruzada”  e “eixo do bem e do mal”, sob um claro pano de fundo de criminalização do islamismo e de caracterização das sociedades árabes contemporâneas.

Samuel Huntington, famoso expert das relações internacionais, se posiciona no contrapé do idealismo. Ele alerta para o risco de um choque entre oito civilizações que não partilham os mesmo valores, e notadamente entre as civilizações ocidental, islâmica e confuciana (as cinco outras, de acordo com ele, seriam: a latino-americana, a africana, a hindu, a eslavo-ortodoxa e a nipônica).
Otimistas, universalistas e mundialistas ficaram escandalizados. Huntington considera-os ingênuos. Seus opositores o acusam de induzir ao confronto, de formular uma "profecia autorrealizadora", quando, ao contrário, o que ele pretende é advertir. Os realistas não acreditam em uma aliança Islã-China antiocidental.
Desde então, tudo acontece como se – embora declarando rejeitar a "teoria" do choque de civilizações – um grande número de ocidentais, na esteira da administração Bush e dos neoconservadores, partilhasse do pensamento de Huntington e dele tirasse conclusões bem particulares.
Os praticantes do Islaminismo fundamentalistas têm uma posição igualmente radical e, como fizeram os cristãos por muito tempo, dividem o mundo entre fiéis e infiéis.
Outros ocidentais, bem como os muçulmanos moderados, negam tal perspectiva (essa "teoria") em nome do universalismo, mas, sobretudo, porque ele os preocupa.
Outros, por fim, estimam que o choque Islã-Ocidente, ao contrário, é um risco sério devido às minorias fanáticas e a uma profunda ignorância mútua que predispõe à desconfiança. Estes não combatem a "teoria", mas tentam afastar o risco e neutralizar os conflitos, propondo, para começar, a paz no Oriente Médio e preconizando o diálogo.




EMIR SADER- A VINGANÇA DA HISTÓRIA
SAMUEL  HUNTINGTON -CHOQUE DE CIVILIZAÇÕES





sexta-feira, 20 de setembro de 2013

O QUE É A DIALÉTICA?


O método dialético ensina-nos que temos de considerar a vida precisamente tal como ela é na realidade. Vimos que a vida encontra-se em constante movimento, portanto devemos examinar a vida em seu movimento e perguntar: para onde marcha a vida?
A tese dialética: tudo o que realmente existe, isto é, tudo que cresce dia-a-dia, é racional: e tudo que dia-a-dia se decompõe, é irracional, e portanto,não evitará a derrota.



EM DEFESA DO SOCIALISMO CIENTÍFICO- STÁLIN

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

"O IMPÉRIO DA RAZÃO IDEALIZADO PELA BURGUESIA'' EIS A ÉPOCA DAS LUZES, O ILUMINISMO.


Os grandes homens, que na França iluminaram os cérebros para a revolução que se havia de desencadear, adotaram uma atitude resolutamente revolucionária.
Não reconheciam autoridade exterior de nenhuma espécie.
E que a justiça eterna tomou corpo na justiça burguesa; que a igualdade se reduziu à igualdade burguesa em face da lei, que, como um dos, direitos mais essenciais do homem, foi proclamada a propriedade burguesa; e que o Estado da razão, o “contrato social” de Rousseau, pisou e somente podia pisar o terreno da realidade, convertido na república democrática burguesa.

Os filósofos franceses do século XVIII, abriram caminho à revolução francesa, apelavam para a razão como juiz único de tudo o que existe. Pretendia-se instaurar o Estado racional, uma sociedade justada à razão.

Clique na imagem para ampliar
A fraternidade lema da revolução tomou corpo de deslealdades e na inveja da luta de concorrência;
A "libertação da propriedade" dos entraves feudais agora se convertia em realidade, vinha a ser para o pequeno burguês;
A promessa de paz eterna convertera-se  numa interminável guerra de conquistas.. e o antagonismo entre os ricos e pobres, longe de dissolver-se no bem-estar geral.


Observem esta imagem. É uma charge do século XVIII que retrata o Terceiro Estado carregando nas costas o Primeiro e o Segundo Estados. Percebam a diferença nas roupas dos personagens. O que está carregando, o Terceiro Estado, está velho, cansado, e suas roupas são mais pobres, são roupas do Povo (camponeses, trabalhadores urbanos e burguesia). O que usa chapéu de plumas e roupas coloridas representa o Segundo Estado, os nobres. O outro representa o Primeiro Estado, o clero, ou seja, aqueles que pertencem à Igreja (reparem numa cruz pendurada em seu pescoço).


A burguesia apoiou então a divulgação de idéias, que foram consagradas como Iluminismo. O iluminismo foi um movimento global, ou seja, filosófico, político, social, econômico e cultural, que defendia o uso da razão como o melhor caminho para se alcançar a liberdade, a autonomia e a emancipação.


                                     DO SOCIALISMO UTÓPICO AO SOCIALISMO CIENTÍFICO- ENGELS


O SOCIALISMO E SUAS CORRENTES: ''O EIXO DA VIDA SOCIAL MODERNA É A LUTA DE CLASSES''


VAMOS ACABAR COM AS DÚVIDAS?
O eixo da vida social moderna é a luta de classes. No curso dessa luta, porém, cada classe é guiada pela sua ideologia. A burguesia possui sua própria ideologia: o chamado liberalismo. O proletariado também possui sua própria ideologia: é, como se sabe, o socialismo.
Não se pode considerar o liberalismo como uno e indivisível: nele também existem diferentes tendências correspondentes às diferenças das camadas burguesas.
O socialismo tão pouco e uno e indivisível: nele também existem diferentes tendências.

SUBDIVIDE-SE o socialismo em três correntes principais: o Reformismo, Anarquismo e Marxismo.

O REFORMISMO
Bernstein e outros- o que considera o socialismo somente como um objetivo remoto e nada mais; reformismo que, de fato, nega a revolução socialista e procura instaurar o socialismo por via pacífica; o reformismo, que não preconiza a luta de classes, mas sim a colaboração entre as classes.
Foi um político e teórico político alemão. Foi o primeiro grande revisionista da teoria marxista e um dos principais teóricos da social-democracia.
O ANARQUISMO
A pedra angular do Anarquismo é o indivíduo, cuja libertação constitui, ao seu ver, a condição principal da libertação da massa. Sua palavra de ordem é  “Tudo para o indivíduo". 

 Foi um teórico político russo, um dos principais expoentes do anarquismo em meados do século XIX.

O MARXISMO
Em oposição, a pedra angular do marxismo é a massa, cuja libertação, a seu ver, é a condição principal do indivíduo. Segundo o marxismo a libertação do indivíduo só é possível caso a massa se liberte; consequentemente sua palavra de ordem é: “Tudo para a massa”.
Marxismo. As bases fundamentais da teoria criada por Karl Marx e Friedrich Engels



EM DEFESA DO SOCIALISMO CIENTÍFICO- JOSEF STÁLIN