Translate

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

O SOCIALISMO E SUAS CORRENTES: ''O EIXO DA VIDA SOCIAL MODERNA É A LUTA DE CLASSES''


VAMOS ACABAR COM AS DÚVIDAS?
O eixo da vida social moderna é a luta de classes. No curso dessa luta, porém, cada classe é guiada pela sua ideologia. A burguesia possui sua própria ideologia: o chamado liberalismo. O proletariado também possui sua própria ideologia: é, como se sabe, o socialismo.
Não se pode considerar o liberalismo como uno e indivisível: nele também existem diferentes tendências correspondentes às diferenças das camadas burguesas.
O socialismo tão pouco e uno e indivisível: nele também existem diferentes tendências.

SUBDIVIDE-SE o socialismo em três correntes principais: o Reformismo, Anarquismo e Marxismo.

O REFORMISMO
Bernstein e outros- o que considera o socialismo somente como um objetivo remoto e nada mais; reformismo que, de fato, nega a revolução socialista e procura instaurar o socialismo por via pacífica; o reformismo, que não preconiza a luta de classes, mas sim a colaboração entre as classes.
Foi um político e teórico político alemão. Foi o primeiro grande revisionista da teoria marxista e um dos principais teóricos da social-democracia.
O ANARQUISMO
A pedra angular do Anarquismo é o indivíduo, cuja libertação constitui, ao seu ver, a condição principal da libertação da massa. Sua palavra de ordem é  “Tudo para o indivíduo". 

 Foi um teórico político russo, um dos principais expoentes do anarquismo em meados do século XIX.

O MARXISMO
Em oposição, a pedra angular do marxismo é a massa, cuja libertação, a seu ver, é a condição principal do indivíduo. Segundo o marxismo a libertação do indivíduo só é possível caso a massa se liberte; consequentemente sua palavra de ordem é: “Tudo para a massa”.
Marxismo. As bases fundamentais da teoria criada por Karl Marx e Friedrich Engels



EM DEFESA DO SOCIALISMO CIENTÍFICO- JOSEF STÁLIN


0 comentários:

Postar um comentário