O carro chefe da hegemonia norte-americana não era sua superioridade militar, embora ela estive sido colocada no horizonte. O carro chefe é o triunfo “American way of life”(estilo de vida americano). A apresentação para o mundo da combinação de “democracia política – no sentido liberal, vitorioso hegemonicamente nas décadas anteriores e identificado diretamente como democracia, liberdades individuais e progresso material veio com o sucesso nos planos econômicos, político e tecnológico.
A exportação desse modelo de sociedade encontrou, no mais poderoso aparelho de propaganda jamais existente na história- a comunicação e indústria do divertimento – o instrumento de sua universalização.
Os critérios da verdade e beleza, morais gerados por esses mecanismos se estendem como nunca no ocidente. Eles compõe um impressionante aparato econômico, informativo e de divertimento.
McDonald’s, hollywood, jens, Coca-Cola, CNN, Microsoft são símbolos da universalidade do “american way of life”.
A propaganda foi a grande arma para essa conquista
A VINGANÇA DA HISTÓRIA- EMIR SADER
0 comentários:
Postar um comentário