Translate

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

A SOCIEDADE DIVIDE-SE CADA VEZ MAIS EM DOIS CAMPOS OPOSTOS, EM DUAS GRANDES CLASSES EM CONFRONTO DIRETO: A BURGUESIA E O PROLETARIADO.



A HISTÓRIA DE TODAS SOCIEDADES ATÉ HOJE EXISTENTES É A HISTÓRIA DAS LUTAS DE CLASSES*



“HOMEM LIVRE E ESCRAVO, PATRÍCIO E PLEBEU, SENHOR FEUDAL E SERVO, MESTRE DE CORPORAÇÃO E COMPANHEIRO, EM RESUMO, OPRESSORES E OPRIMIDOS, EM CONSTANTE OPOSIÇÃO, TÊM VIVIDO NUMA GUERRA ININTERRUPTA, ORA FRANCA, ORA, DISFARÇADA; UMA GUERRA QUE TERMINOU SEMPRE OU POR UMA TRANSFORMAÇÃO REVOLUCIONÁRIA DA SOCIEDADE INTEIRA, OU PELA DESTRUIÇÃO DAS DUAS CLASSES NO CONFLITO”
[...]

Nas remontas épocas da História, verificamos, quase por toda parte, uma completa estruturação das posições sociais. Na Roma antiga encontramos patrícios, cavaleiros, plebeus, escravos; na Idade Média, senhores, vassalos, mestres de corporações, aprendizes, companheiros, servos; e, em cada uma destas classes, outras gradações particulares.

A sociedade burguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos de classe. Não fez mais do que estabelecer novas classes, novas condições de opressão, novas formas de luta em lugar das que existiram no passado. A sociedade divide-se cada vez mais em dois campos opostos, em duas grandes classes em confronto direto: a burguesia e o proletariado [...]


*Manifesto comunista- Marx e Engels

0 comentários:

Postar um comentário