Translate

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

AS CIDADES: POBREZA, VIOLÊNCIA, SEGREGAÇÃO, SANEAMENTO, POLUIÇÃO E MORADIA. "ESSAS CHAGAS ESTÃO POR TODAS PARTE"

Ontem ao assistir uma reportagem sobre os grandes centros urbanos, hoje tive a ideia de fazer esta postagem e falar um pouco dos grandes problemas urbanos de nosso país. Utilizo as ideias do grande Milton Santos em seu livro A urbanização brasileira, em particular, A cidade caótica.

A CIDADE CAÓTICA
Com a diferença de grau e intensidade, todas as cidades brasileiras exibem problemáticas parecidas. Seu tamanho, tipo de atividade, região em que se inserem etc. são elementos de diferenciação, mas, em todas elas, problemas como os do emprego, transporte, lazer, saneamento, educação, moradia, poluição, pobreza, segregação espacial, revelam enormes carências.
Quanto maior a cidade, mais visíveis se tornam essas mazelas. Mas essas chagas estão em toda parte.
A organização interna de nossas cidades, grandes, pequenas e médias, revela um problemas estrutural, cuja a análise sistêmica permite verificar todos os fatores mutuamente se causam, ou seja, um problema de habitação vai gerar consequências em outros como saneamento básico, transporte, violência e etc.

O PORQUÊ DISSO TUDO?
O CAPITALISMO MONOPOLISTA AGRAVA A DIFERENCIAÇÃO QUANTO À DOTAÇÃO DE RECURSOS, UMA VEZ QUE PARCELAS MAIORES DA RECEITA PÚBLICA SE DIRIGEM À "CIDADE ECONÔMICA" E POUCO É INVESTIDO NA "CIDADE SOCIAL" 

A confirmação da teoria se faz pela práxis, olhe a realidade e reflita.



















0 comentários:

Postar um comentário