A BURGUESIA DESEMPENHOU NA HISTÓRIA UM PAPEL IMINENTEMENTE ''REVOLUCIONÁRIO'
ONDE QUER QUE TENHA CONQUISTADO O PODER, A BURGUESIA DESTRUIU AS RELAÇÕES FEUDAIS, PATRIARCAIS E IDÍLICAS. RASGOU TODOS OS COMPLEXOS E VARIADOS LAÇOS QUE PRENDIAM O HOMEM FEUDAL A SEUS SUPERIORES NATUARAIS, PARA SÓ DEIXAR SUBSISTIR, DE HOMEM PRA HOMEM, O LAÇO DO FRIO INTERESSE, AS DURAS EXIGÊNCIAS DO PAGAMENTO À VISTA. AFOGOU OS FERVORES SAGRADOS DA EXALTAÇÃO RELIGIOSA, DO ENTUSIASMO CAVALHEIRESCO, DO SENTIMENTALISMO PEQUENO-BURGUÊS NAS ÁGUAS GELADAS DO CÁLCULO EGOÍSTA.
FEZ DA DIGNIDADE PESSOAL UM SIMPLES VALOR DE TROCA; SUBSTITUIU AS NUMEROSAS LIBERDADES, CONQUISTADAS DURAMENTE, POR UMA ÚNICA LIBERDADE SEM ESCRÚPULOS: A DO COMÉRCIO. EM UMA PALAVRA, EM LUGAR DA EXPLORAÇÃO DISSIMULADA POR ILUSÕES RELIGIOSAS E POLÍTICAS, A BURGUESIA COLOCOU UMA EXPLORAÇÃO ABERTA, DIRETA, DESPUDORADA E BRUTAL
FEZ DO MÉDICO, DO JURISTA, DO SACERDOTE, DO POETA, DO SÁBIO SEUS SERVIDORES ASSALARIADOS.
A BURGUESIA SUBMETEU O CAMPO À CIDADE. CRIOU GRANDES CENTROS URBANOS; AUMENTOU PRODIGIOSAMENTE A POPULAÇÃO DAS CIDADES EM RELAÇÃO AO CAMPO, E COM ISSO ARRANCOU UMA GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO DO EMBURRECIMENTO DA VIDA RURAL.
DO MESMO MODO QUE SUBORDINOU O CAPO À CIDADE, OS PAÍSES BÁRBAROS OU SEMI BÁRBAROS AOS PAÍSES CIVILIZADOS, SUBORDINOU OS POVOS CAMPONESES AOS POVOS BURGUESES, O ORIENTE AO OCIDENTE.
A BURGUESIA, PORÉM, NÃO SE LIMITOU A FORJAR AS ARMAS QUE LHE TRARÃO A MORTE; PRODUZIU TAMBÉM OS HOMENS QUE EMPUNHARÃO ESSAS ARMAS- OS OPERÁRIOS MODERNOS, OS PROLETÁRIOS.
*Manifesto comunista- Marx e Engels
0 comentários:
Postar um comentário